Painéis Solares_UFRJ

Opções Inteligentes geradoras de conforto e energia

Estacionamentos são opções bastante interessantes para captar energia solar e, por isso, vêm ganhando popularidade em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. No caso você pode, ao mesmo tempo gerar conforto para os veículos estacionados e energía para seu negócio.

Na ultima terça-feira (18), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou o maior estacionamento de geração de energia solar distribuída do país, ao custo de R$ 1,6 milhão.

O espaço, com capacidade para 65 carros, alocará 414 painéis solares fotovoltaicos capazes de gerar 140 mil kWh por ano.

Toda essa energia captada — suficiente para abastecer até 70 residências com consumo médio de 167 kWh por mês — alimentará a rede da concessionária Light para ser distribuida para a universidade.

Na sequência, a energia produzida será descontada nas faturas de luz do campus, seguindo a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Dessa forma, além de inserir na rede energia limpa e renovável, a iniciativa vai ajudar a reduzir o valor dos gastos na conta de luz.

Outra vantagem do projeto é o benefício ambiental. Com os painéis, aproximadamente 70 toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixarão de ser emitidas por ano na atmosfera.

O projeto é fruto do programa de energia do Fundo Verde de Desenvolvimento e Energia para a Cidade Universitária da UFRJ, iniciativa que utiliza o recurso do imposto ICMS que é cobrado na conta de luz da universidade para implantar projetos sustentáveis por lá.

 

 

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/estacionamento-solar-na-ufrj-e-capaz-de-abastecer-77-casas

Consulte a GaragePlan para elaboração de estudos eficientes e que possam trazer beneficios ao seu negocio através dos estacionamentos e garagens!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *