Sinalização Vertical

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE FLUXOS PARA DEFINIÇÃO DA SINALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL DE UM EMPREENDIMENTO

 

Neste texto comento sobre uma das etapas de Projeto e Desenvolvimento de Parqueamento em um empreendimento, etapa esta fundamental para que o “sistema garagem” funcione  de maneira dinâmica, confortável e funcional  de maneira perceptível pelo usuário.

Para tanto, os estudos devem ser concebidos e simulados obedecendo critérios de desenvolvimento cada vez mais complexos, com o objetivo de que a experiência do usuário do empreendimento seja “acima do esperado” . Iniciando pelas áreas de acessos de veículos, circulações, rampas e  vias, e por fim cisculação vertical e elevadores..

O estudo de fluxos, a partir da definição da melhor  conceito de acessos, basicamente deve ser representado diferenciando todos os agentes do sistema “garagem” e sua compatibilidade. São muitas as situações de compartilhamento de espaços, pessoas, bicicletas, deficientes,físicos, automóveis, motos, veículos de carga. entre outros…, , e todos devem ser representados nos projetos para verificação de áreas em que estes fluxos convergem entre si.

Seguindo uma sequência lógica de desenvolvimento do projeto, novas etapas foram criadas para validação do fluxo desenvolvido (layout) ou reformatado (relayout), precisam ser cumpridas todas as simulações de parqueamento de veículos na garagem. Para isto contamos com recursos tecnológicos de simulação que são representados nos projetos.

A partir da compatibilização e representação dos fluxos e simulações em ambiente de escala compatíveis, conseguimos definir a melhor localização (mapeamento) de sinalização e comunicação visual do empreendimento,  tornando os elementos citados perceptíveis pelos usuários, e que contribuam completamente para que o sistema garagem funcione de forma dinâmica e confortável para todos.

Esta é apenas uma amostra de parte das 11 etapas de um projeto de parqueamento, onde os benefícios da experiência dos usuários são evidenciadas  gerando valores que certamente tornam o empreendimento diferenciado e atendendo as expectativas de uso no mais alto grau de satisfação.

 

 

Escrito em 03 de abril de 2017.

Antonio Juchem

Diretor Garageplan

Novos projetos – Desenvolvimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *