GP_MARCA D'ÁGUA 17

QUANTO VALE UMA VAGA DE GARAGEM ?

 

As margens apertadas entre custos de obra e VGV (Valor Geral de Venda) vivenciadas pelas incorporadoras nunca tiveram que ser tão estudadas e analisadas como nos dias de hoje. Podemos citar diversos fatores como: excesso de produtos ou lançamentos, alta competição, crises econômicas, redução do crédito, entre outros.

Não estamos aqui para tratar destes problemas, e sim buscar as melhores soluções em  otimização dos custos, o aprimoramento de projetos mais eficientes, a melhoria do planejamento e a da compatibilização, tudo isso visando aumentar a rentabilidade.

Falando apenas em garagens pergunto:

Quanto vale uma vaga a mais com a mesma área construída?

Hoje as vagas são vendidas com valores entre 40 a 120 mil reais, ou seja, de R$3.200,00 a R$ 9.600,00 por metro quadrado, portanto, elas devem ter o mínimo de conforto para quem compra.  E o incorporador conseguir vender uma vaga a mais melhorando seu lucro no empreendimento.

Os projetos de estacionamento sempre passam despercebidos no planejamento das incorporações, acabam sendo parte a ser resolvida por último, com a área que sobrou ou atendendo minimamente o que a legislação exige.

Acredito que isso deveria mudar, pois temos de um lado os veículos aumentam de tamanho, do outro, subsolos, pilotis ou sobre solos de “parqueamento” que ainda seguem as regras básicas de projeto. O projeto de garagem tem que acompanhar a evolução das construções e dos carros.

As garagens são construções perenes, estão entre pilares, paredes e muros de contenção, construir uma garagem mal planejada é prejudicar para sempre seus usuários. Estes vão diariamente lembrar e falar mal de quem a construiu e planejou. Sempre é possível melhorar as garagens prontas, limitadas as suas  possibilidades, a melhor opção é considerar o planejamento desde o início junto com outros projetos, assim se consegue melhores resultados.

Keiro Yamawaki

Diretor da Garageplan – Arquiteto e Urbanista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *